:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Futebol - Taça de Portugal

Somos e fomos melhores!!!

O nosso Sporting conquistou a Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo, desta feita derrotando o porto numa final de sentido único, o da baliza de Nuno, por sinal, o melhor jogador em campo..., logo, logo a seguir a Tiuí, o "Tiuí Resolve" inesperado!!! A final da Taça 2007/2008 opôs nada mais nada menos que as duas melhores equipas portuguesas da década, e embora não tenha sido magistralmente jogada, em alguns momentos do jogo era difícil contornar o autocarro azul mal estacionado em frente da baliza de Nuno, foi muito emocionante e acima de tudo, justamente decidida, com o troféu a ser entregue à melh0or equipa em campo, a única que nunca teve medo de atacar... A vitória leonina, apesar da generalidade da imprensa não o admitir..., foi apenas o concretizar do "esperado", pois estava mais do que na cara que o favorito era o Sporting, não só pela vantagem que leva nos confrontos directos com o porto..., mas também por ser uma equipa claramente mais forte no jogo em si, pecando apenas pela falta de regularidade, motivo pelo qual foi verdadeiramente "abalroada" na luta pelo titulo nacional...


Este jogo provou uma vez mais que o porto continua a temer muito o Sporting, sentindo-se atemorizado pelo talento que desbota da juventude leonina, medo esse que se nota não só no nervosismo dos jogadores sempre que defrontam o leão, bem como nas opções tácticas de Jesualdo, que continua a modificar o sistema, na interminável busca pelo domínio do leão, proeza essa que continua sem concretizar!!! Do outro lado, viu o sporting habitual dos grandes jogos, uma equipa destemida, com tracção à frente e muita qualidade há mistura... Neste desafio grande parte do mérito deve ser atribuido a Paulo bento, técnico que continua a birrento, ou não tivesse criado nova novela agora com Vukcevic..., mas que teve a capacidade de lançar do banco o homem do jogo, Tiuí, rapaz muitas vezes criticado, e talvez justamente, mas nesta final o verdadeiro abre latas, que conseguiu com a garra apagar o pouco fogo cuspido por um dragão submisso ao rei da selva...


Nota final para o trajecto leonino nesta prova, se no ano passado muita gente, talvez por inveja, talvez por azia!!!, fez questão de minimizar o triunfo leonino, pelo simples facto de não ter derrotado nenhum grande até ao titulo..., este ano o Sporting decidiu cala-los a todos e derrotar os dois rivais em dois jogos de gala... Neste jogo Paulo Bento e os seus pupilos tinham uma oportunidade única de mostrar aos críticos que o Sporting não é nada inferior ao porto, e com enorme classe fez-lo da melhor maneira... Parabéns a todos os campeões, com um tom especial para Liedson, relembrado por todos, mostrando que ao contrario do que muitos dizem..., ele é muito querido por todo o plantel...

Palavras chave:
Paulo Bento - "foi um jogo que sabíamos que poderia ser decidida depois dos 90 minutos. Fizemos uma primeira parte muito boa, fomos superiores, criámos muitas oportunidades e só cedemos uma ao adversário, no único erro cometido. A segunda parte foi mais equilibrada sem grandes ocasiões de perigo. Depois, mudámos o sistema de jogo – devido à inferioridade numérica do FC Porto – e demorámos um pouco a adaptarmo-nos durante a primeira parte do prolongamento. Depois, chegámos ao primeiro golo com alguma felicidade, e surgiu o segundo e merecemos ganhar", "todos têm o direito de se queixar e devo dizer que ainda não vi as imagens do jogo, que foi arbitrado por quem nos tirou a terceira final em três anos (N.R: relembrando a exibição de Olegário Benquerença na meia-final da Taça de Portugal 05/06, disputado no Estádio do Dragão)".

Filipe soares de Franco - "fizemos uma época positiva em termos de resultados, pois vencemos a SuperTaça, a Taça de Portugal, chegámos à final da Taça da Liga e fomos longe na Europa. Se foi melhor do que a anterior? Pese embora algumas oscilações durante o ano, os resultados dizem que sim. Não posso deixar de dar uma palavra ao Liedson que, não esteve aqui hoje, mas foi muito importante ao longo de toda a temporada.", "não só para mim, como para toda a administração da SAD. Porém, apesar de não termos conseguido o campeonato, terminámos a época com o apuramento directo para a Liga dos Campeões e com a Taça de Portugal".

Dados da partida:
Taça de Portugal – final
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Valter Ferreira e Luís Salgado.
4º Árbitro: Hugo Miguel.
Ao intervalo: 0-0
SPORTING: Rui Patrício; Abel (Tiuí, 91 m), Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 76 m), Romagnoli, Derlei (Gladstone, 113 m) e Yannick Djaló.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes: Tiago, Ronny, Simon Vukcevic, Farnerud, Tiuí, Pereirinha e Gladstone.
Disciplina: Cartão amarelo para Abel (54 m) e Derlei (101 m).
Golos: Tiuí (110 e 117 m).
FC PORTO: Nuno; João Paulo, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Paulo Assunção (Tarik, 111 m), Raul Meireles (Kazmierczak, 103 m), Lucho, Mariano Gonzalez (Lino, 78 m), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Disciplina: Cartão amarelo para Paulo Assunção (36 m), Raul Meireles (96 m) e Lucho Gonzalez (111 m); Cartão vermelho para João Paulo (71 m).

2 comentários:

Visconde disse...

O Sporting venceu de forma inteiramente justa a sua 15ª Taça de Portugal. Podem alegar o que quiserem, o nosso triunfo vai ser ainda mais saboroso.
O Sporting foi superior e teve em Tiui o heroi improvavel, ele que vestiu a pele do Levezinho e aviou os dragões.
Esta conquista permite terminar a época da melhor forma, sendo importante não esquecer o que de mau se passou este ano.
Venha a próxima época e mais sucessos verde e brancos.
Viv'ó SPORTING

Abraço caro amigo

Anónimo disse...

Grande vitória a que tive o prazer de assistir no Jamor e onde mais uma vez Tiuí foi decisivo, como tinha sido contra o boavista.
Uma festa muito bonita, manchada pelas palavras azedas e de mau perder do treinador e jogadores do fcp, que de humildes têm muito pouco.
Que a proxima época seja ainda melhor.
SL