:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Rubrica - Sportingciclopédia

Rubrica publicada semanalmente em Sporting Planeta Portugal

O inicio, para sempre...


Foi aqui, precisamente aqui que no longínquo e deslumbrante dia 1 de Julho de 1906 nasceu o Sporting clube de Portugal. Muitos olharam de lado para este novo clube, muitos outros desvalorizaram a sua formação e ainda houve espaço para os que simplesmente se riram da ideia, mas o certo é que hoje, volvidos quase 102 anos, o Sporting continua vivo e amado por muitos adeptos, tornando-se como inicialmente previsto, num clube grande, tão grande como os maiores da Europa...

Tudo começou em 1904, com a formação do Campo Grande Football Club, aqui alinhavam muitos dos futuros fundadores do Sporting, onde se destacavam figuras carismáticas como os irmãos Stromp, os irmãos Gavazzo e claro, José Alvalade. Dois anos mais tarde, e após não se registar grande evolução no clube, José Alvalade liderou uma espécie de "contestação" no seio do Campo Grande, exigindo que a politica seguida fosse substancialmente alterada, envergando por uma vocação mais desportiva em prol da incrementada mentalidade mais recreativa, onde as festividades e convívios tinham maior destaque. Perante a inflexibilidade de alguns, José Alvalade cansou-se de esperar e decidiu tomar uma medida drástica, abandonar a colectividade que representava e formar o seu próprio clube, decisão apoiada por alguns companheiros de equipa que seguiram as suas pisadas. Posto isto, o primeiro passo dado por José Alvalade foi pedir ao seu avô dinheiro para formar o clube que tanto ambicionava, pedido ao qual Visconde de Alvalade acedeu de imediato, não só pela ideia inerente ao projecto, mas fundamentalmente pelo carinho que nutria pelo seu neto. A generosidade de Visconde de Alvalade estendeu-se para lá do dinheiro, pois esta figura histórica do Sporting cedeu ainda terrenos de uma quinta sua ao seu neto, para que este pudesse instalar o clube num campo com condições para a "verdadeira" pratica desportiva. Este novo sporting, liderado por José Alvalade e alicerçado num conjunto de atletas muito dedicados, teve a sua formação efectiva a 14 de Abril de 1906, então ainda designado por Campo Grande Sporting Club, mas foi a 1 de Julho do mesmo ano que assumiu o nome final e que ainda hoje perdura, Sporting clube de Portugal. Influenciado por esse motivo, em Julho de 1920, numa assembleia-geral proposta por Nuno Soares júnior, decretou-se a data de 1 de Julho de 1906 como a data oficial de fundação do nosso Sporting. Assim, ao contrario de outras instituições que contam os anos da sua existência a partir de datas em que tinham outras denominações completamente diferentes, o Sporting pode gabar-se de contar a sua idade com exactidão total. Por tudo isto, pode hoje afirmar-se com todo o orgulho que que o Pai do Sporting foi José Holtreman Roquette, mais conhecido por José Alvalade, e que o Avô foi, José Alfredo Holtreman, mais conhecido por O Visconde de Alvalade, avô de José Alvalade. Radiante pela efectivação da formação do seu próprio clube, José Alvalade proferiu então a mais celebre e marcante frase da história do Sporting... "Queremos que este Clube seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa."

Foi sobre este ideal que o caminho começou a ser trilhado, com enumeras dificuldades é certo, mas sempre com um olhar no horizonte, pois a esperança, ainda hoje um sentimento de ordem em Alvalade, era imensa e a certeza no sucesso não largava os fundadores do clube. Nessa data, todos os atletas praticavam varias modalidades e o futebol era apenas uma das vertentes disputadas. A primeira partida de futebol do Sporting foi a 3 de Fevereiro de 1907, jogo que perdera por 5-1 frente o Cruz Negra, mas que ficará marcada para todo sempre pelos melhores motivos, os da estreia de uma das mais célebres equipas do mundo. Ainda em 1907 novo marco na história do Sporting é vivido, com a utilização pela primeira vez de uma das camisolas que ainda nos dias de hoje é utilizada, a camisola Stromp, nome dado para homenagear Francisco Stromp, um dos mais eclécticos atletas de sempre de Portugal e um dos grandes jogadores do Sporting, talvez o primeiro grande talento do clube… Esta mítica camisola, era antigamente como hoje bipartida, com um lado branco e o outro verde.

O Sporting começou o seu périplo pelo mundo do desporto com uma derrota, na verdade, uma pesada derrota, mas este foi apenas um percalço, um dos muitos que acompanharam o clube até aos dias de hoje, mas na verdade, o caminho desta instituição vale muito mais do que isso, e as alegrias, proezas, conquistas desportivas e sociais foram e são incomparavelmente superiores, de tal modo que hoje, tal como José Alvalade um dia prognosticou, Somos um clube grande, tão grande como os maiores da Europa...

Nota: Caros visitantes, esta uma rubrica semanal que passará a ser aqui publicada todas as sextas feiras, rubrica essa que podem ver também no Sporting Planeta Portugal, Fórum leonino que baptizou esta cronica.

4 comentários:

Tite disse...

Fantástico!!!
Já comentei no Planeta.
Vou adorar ler e reler estas postagens.
Parabéns Armando!
Obrigada por ser quem é... um GRANDE SPORTINGUISTA!
SL

Anónimo disse...

Amigo Armando é muito bonito ler estas passagens do NOSSO CLUBE.
Eu até já li , mas muitos não leram e assim ficam a saber mais sobre o NOSSO SPORTING.
Parabéns amigo Armando.
SL

Anónimo disse...

Orgulho em ser SPORTING!

Virgílio disse...

Amigo Armando:

Os meus Parabéns!

Tanto tempo à espera do dia 6 e quando finalmente chega fico sem acesso à internet...

Bom, venho tarde, mas não posso de deixar de comentar o inicio de uma crónica da maior importancia neste blog e no Portal "Sporting Planeta Portugal" e ainda para todos os que amam e pretendem conhecer os factos históricos mais relevantes do nosso SPORTING!

Grande abraço leonino e Obrigado!

P.S. - Bom agora tenho mais uma coincidencia (será mesmo?!) a justificar a minha fixação por este nosso clube: 14 de Abril!- Ora aqui está uma bela data, visto ser, também, a data do meu nascimento! :D ! Carneiro é um dos signos representados no logo do meu blog Capicua101... Agora ainda faz mais sentido!!!!