Futebol: Analise
Sporting sem Carlos Freitas
Neste artigo vamos tentar vislumbrar todos os prós e contras do trabalho de Carlos Freitas no nosso Sporting, que como é sabido, anunciou na passada Segunda-Feira o abandono das suas funções no clube, abandono esse que terá efeito a partir de 28 de Fevereiro do presente ano. Assim, e volvidos 5 dias da decisão, com a cabeça fria e a mente livre de qualquer pressão momentânea fruto de um período, que nunca pode classificar um ciclo, vamos tentar perceber um pouco melhor o que foi Carlos Freitas e o que representará esta decisão para o Sporting…
1 - Será que Carlos Freitas foi um péssimo administrador e gestor da nossa SAD???
2 - Será que o Sporting ficará melhor sem o Carlos Freitas???
3 - Será que o Sporting deve substituir este homem???
4 - Será que Carlos Freitas é o único ou maior problema do nosso Sporting???
1 – Carlos Freitas foi um dos homens fortes da SAD leonina durante aproximadamente os últimos 10 anos, e durante esse período teve vários altos e baixos… Hoje, era unânime o descontentamento de grande parte do adeptos do Sporting quanto a este senhor, muitos acusam-no de ser o principal responsável desta situação… Será que isso é verdade??? É muito difícil dizer se sim ou se não, infelizmente o futebol não é matemática, e não há uma forma exacta de medir o sucesso dos seus gestores… No entanto, um dos índices que melhor o mede, é sem duvida alguma os títulos, e aí, Carlos Freitas, diga-se o que se disser, é sem duvida alguma um dos gestores com mais sucesso nos últimos 20 anos, visto que conseguiu nestes últimos 10, 2 campeonatos nacionais, 2 taças, 2 super-taças e ainda um final Europeia… É obvio que esses títulos têm de ser repartidos por muitos outros, mas ele esteve lá…. Agora, coloca-se outra questão, será que esse número de títulos é suficiente para o nosso Sporting??? Sem entrar na mania das grandezas, é claro que não, precisamos e merecemos mais, mas a verdade, é que este registo é o melhor dos últimos tempos!!! Quanto a uma análise mais concreta, será que as suas contratações foram capazes??? Pois, aqui entramos num campo sempre muito ambíguo, mas a verdade, é que entre um ou outro bom investimento, o Sporting tem nos últimos anos comprado autênticos barretos, e se em alguns casos se percebe o risco, afinal o futebol é uma modalidade de risco, outros são os casos em que as contratações são completamente injustificáveis!!! Por exemplo, Carlos Bueno, é um típico exemplo da politica seguida por este senhor, um jogador sem qualidade, que antes de chegar já se antevia que não acrescentaria rigorosamente nada ao clube… Mas há outra questão importante e que não podemos de modo algum dissociar deste últimos ponto, que é a ausência de dinheiro para comprar jogadores… Pois é, será que é fácil adquirir futebolistas de qualidade sem dinheiro??? Possível até é, mas muito raro e cíclico… O problema aqui é tão grave como, se houver um ou dois bons jogadores livres…, não há dinheiro para lhes pagar um ordenado minimamente atraente… E será que a culpa de não haver dinheiro é dele???
2 – Não sei se o Sporting ficará melhor agora, sinceramente espero que sim, mas acredito também que o problema não passaria de modo algum só pelo Carlos Freitas, até porque, numa instituição tão grande como a nossa, e diante um problema tão complicado, a culpa nunca pode ser individual, mas sim de um conjunto de pessoas, o que passará invariavelmente, entre outros, também pelo presidente… No entanto, esta é uma saída que poderá mudar muita coisa, até porque estamos a falar na saída de um administrador, o que em termos estruturais, e é ai o grande problema deste nosso Sporting, esta saída representa e revolucionará muito mais do que a saída de um treinador… A verdade, é que sem Carlos Freitas o futebol do Sporting perderá uma defesa e deixará quer as pessoas mais abaixo, como Paulo Bento, quer as pessoas mais acima, como o presidente, muito mais expostas e sensíveis à critica, o que poderá agudizar ainda mais todo este imbróglio… Aliás, temo agora muito mais pela continuidade do nosso mister, porque sem o homem forte do futebol não deverá sobreviver muito tempo, e quando digo isto não digo que será demitido mas antes que se demitirá, pois se continuar a levar sozinho, como aconteceu no fim do jogo de Setúbal…, com todos os problemas em cima…, e conhecendo a personalidade dele…, não se prestará muito mais tempo a tal papel… Porque uma coisa é certa, por mais que se possa criticar Carlos Freitas, este foi o único dirigente leonino que deu sempre a cara em defesa do grupo, e a sua saída representa uma perda nesse sentido.
3 – A meu ver, esta saída terá que ser irremediavelmente colmatada, quer seja com uma personalidade de dentro do clube, quer seja com uma personalidade de fora, mas o futebol precisa de alguém que esteja diariamente junto dele, vivendo juntos os bons e principalmente os maus momentos…
4 – É obvio que não, o problema é estrutural e aqui não duvido que esta saída por si só não resolverá nada de nada…



3 comentários:
Uma análise ponderada, com a qual concordo totalmente. Resta esperar que quem vem a seguir possa fazer melhor (o que não será fácil).
ps: O Óculo Verde orgulha-se de poder passar a disponibilizar o link para este excelente blog.
Saudações Leoninas!
Parabens por o teu artigo,bastante bem pensado e com pontos interesantes
no entanto se a minha opiniao fosse valida o Carlos Freitas nunca tinha era posto os pes no Sporting devido ao passada que tem.
Alem disso quando teve dinheiro tambem nao foi por isso que comprou grandes jogadores,o mais caro que apareceu por a mao dele foi o Tello se nao estou em erro.
Tambem nao concordo com o comprar jogadores por catologo,coisa que o Caca era fan.
Um abraco,amigo Armando.
Continua com este formidavel projecto sempre para a frente,fazem falta blogs como o teu.
MOURINHO A TREINADOR DO SPORTING
http://www.ipetitions.com/petition/jose_mourinho
sportinguistas que querem a mudança assinem já a petição
Enviar um comentário