Futebol: Actualidade
O nome que é dado a este tópico tem por base uma questão muito simples…, nos últimos tempos, umas das grandes questões que tem envolvido o nosso Sporting é a questão do Guarda-redes, Stojkovic ou Patrício, qual deles deve ser titular??? No entanto, e depois de eu próprio me ter debruçado varias vezes sobre essa temática, que divide os adeptos do clube, embora o nome do Stojkovic reúna mais consenso, gostaria de levantar mais uma questão diferente… Será que algum destes guarda-redes serve os plenos interesses do nosso Sporting??? Pois é, eu não quero cair na tentação fácil de criticar tudo o que mexe, como faz muitas vezes o ser humano, tantas que quase nunca procura soluções, só os problemas, mas a verdade, e histórias de moral à parte, é que a meu ver nem Patrício nem Stojkovic são guarda-redes de qualidade suficiente para o Sporting… Para tal, basta atestar o números “surreal” de pontos que já perdemos este ano devido a frangalhadas incompreensíveis dos nossos guarda-redes… Reparem, sem fazer um grande esforço e analisar de forma ostensiva a época, podemos facilmente constatar que já perdemos pelo menos uns 8 pontos repartidos por ambos, pontos esses que hoje nos podiam colocar no segundo ligar destacados e muito mais próximos da liderança, já para não falar nos efeitos anímicos que os melhores resultados nos trariam e possivelmente melhores resultados posteriores, com as devidas repercussões na tabela classificativa!!!
É certo que é extremamente injusto creditar os péssimos resultados e a inadmissível posição no campeonato apenas a estes dois senhores, mas é um facto que as suas prestações oscilantes em nada têm contribuído para sanear as adversidades da equipa. Uma equipa como o Sporting, que luta sempre pelo título, tem de começar a alicerçar a sua equipa de trás para a frente, aliás, como fazia muito bem o melhor Sporting do Paulo Bento, e tal, começa obviamente na baliza, com um guarda-redes que qualidades incontestáveis, que dê segurança aos restantes 10 jogadores e que seja muito regular, claro que pode dar os seus frangos, mas muito esporadicamente, ou mesmo nem tê-los!!! Além do mais, o Sporting não pode fazer crescer os seus jovens com um prejuízo irredutível nas suas prestações desportivas, e se jogadores que jogam do Maio campo para a frente até lá podem crescer, pois os seus erros pontuais não comprometem a equipa no seu todo, jogadores que jogam mais recuados ou na baliza, só devem actuar quando estiverem claramente aptos, e não ainda em fase de amadurecimento!!!
Assim, quanto ao Patrício penso que estamos conversados, pode vir a ser efectivamente um excelente guarda-redes, mas nunca o será esta ou na próxima época, pelo que o seu destino deverá ser o banco ou o empréstimo a um clube com responsabilidades “serias”, e quando digo com responsabilidades serias, digo um clube de primeira liga, porque se for para ir para a segunda mais vale ficar no nosso banco, pois aí aprenderá provavelmente muito mais… Quanto ao Stojkovic, parece ser efectivamente um guarda-redes dotado de excelentes atributos, com tudo par se tornar num jogador de elite no seu posto, mas parece igualmente ser portador de uma menor capacidade mental, ou seja, não parece ser capaz de aguentar a pressão, e muitas vezes comete erros infantis, como alguns que se viu em Alvalade, um belo guarda-redes, mas que não dá muita confiança à defesa…
Posto todo isto, acho que a solução passa pela aquisição na próxima época de um guarda-redes de topo, um jogador capaz de dar garantias a toda a equipa e de dar confiança a todo o conjunto… Penso que esta é uma daquelas posições onde não se pode descurar o mínimo pormenor, e um jogador de elite nesta posição é meio caminho andado para o sucesso…
Algumas perguntas para o debate???
- Merece Patrício a titularidade da baliza do Sporting?
- Deveria ser Stojkovic o titular?
- Nenhum dos dois serve para a próxima época, ou um deles poder ser o nosso titular em 2008/2009?
3 comentários:
Caro Armando,
Confesso que considero Stojkovic como o guarda-redes que, neste momento, serviria de melhor forma os interesses da equipa.
Contudo, Patrício foi formado nas escolas do Sporting e atingiu a titularidade, como já desde Damas não acontecia. Respira Sporting. Tem 19 anos e está em formação. Revela alguma inexperiência, mas denota igualmente muita qualidade.
Ou seja, se a pergunta tivesse sido colocada quando Patrício ainda não tinha assumido a titularidade, seria peremptório em responder Stojkovik.
No entanto, creio que nesta fase, retirar a titularidade a Patrício, após um frango, poderia ter consequências nefastas para a formação do jogador. E isso nós não queremos, pois sabemos que ele tem qualidade para ser o maior redes português.
De qualquer forma, e quanto à sua última questão, julgo que, quer Patrício, quer Stoykovic, podem defender as redes leoninas na próxima época.
Retirar a titularidade a Rui Patricio neste momento seria cortar-lhe as pernas. Pessoalmente penso que o Sporting tem 2 grandes GR, com um largo futuro pela frente, claro que vamos ter de pagar algumas vezes por essa inexperiência, mas isso faz parte do percurso e da evolução do jogador.
A meu ver o grande problema de PB foi não ter apostado nos 2 em simultaneo, um no campeonato e outro nas taças. Com o grande número de jogos que temos feito, teriamos 2 GR em condições de discutir a titularidade e ao mesmo tempo em actividade permanente.
Mas como o pseudo-empresário do Stojkovic resolveu afrontar PB, tenho dúvidas que alguma vez mais volte a vestir a camisola leonina...infelizmente.
Abraço caro amigo
Patrício! Por todas as razões já referidas pelo visconde e pelo psn.
Abraço Leonino!
Enviar um comentário