Rever o Passado...
Francisco Stromp (1906 – 1924)
Francisco Stromp foi antes de tudo um grande homem, pessoa integra de valores rígidos mas correctos, que via no trabalho o único meio para alcançar o sucesso. Francisco, o mais conhecido e bem sucedido dos irmãos Stromp, todos eles fundadores do clube, era um desportista muito eclético, mas foi no futebol, onde envergou sempre a camisola do Sporting, como jogador, capitão, sócio fundador e mais tarde treinador, que alcançou os maiores êxitos e notoriedade.
Francisco Stromp é hoje conhecido por todos como o primeiro grande jogador do Sporting, o primeiro jogador a destacar-se dos demais pela sua capacidade e qualidade de jogo, muito acima da media para a altura. No entanto, a forma quase vanguardista como actuava dentro de campo, em muito se distancia da humildade e generosidade do homem fora dos relvados. Toda a gente o admirava duplamente, por ser um grande homem, e um grande atleta.
Francisco Stromp, apesar da sua excelente personalidade, era muito rigoroso e não admitia o mínimo relaxamento por parte dos seus colegas de profissão, rezando as crónicas que chegava mesmo a impor-se sempre que estes estavam mais descontraídos. A verdade é que deste modo Stromp conseguiu marcar gerações e começar a trilhar caminho para um Sporting de excelência, que ainda hoje faz vibrar multidões.
Fruto deste incrível trajecto, Stromp é hoje uma das poucas figuras que têm a honra de ver o seu nome perpetuamente ligado ao Sporting, quer num dos equipamentos, nomeadamente o terceiro, os lendários equipamentos Stromp, mas também a um grupo, o reconhecidíssimo Grupo Stromp, que todos os anos atribuem os prémios Stromp, os de maior valor e prestígio atribuídos pelo Sporting.
Curiosidade:
Rezam as crónicas que Stromp, um capitão de equipa esforçado e existente, numa certa partida chegou a atirar o seu sapato a um companheiro de equipa por este não querer participar no jogo… Rezam as mesmas crónicas, que depois do sucedido o jogador em causa entrou mesmo dentro do campo e fez uma partida maravilhosa, agradecendo no fim ao seu capitão por o ter obrigado a jogar…
2 Campeonatos de Lisboa; 1 Campeonato de Portugal.
Feitos:
Fundador do clube em 1906;
Primeiro jogador a ser reconhecido como vedeta, craque, lenda ou simplesmente o “maior” na história do Sporting.
Mais ...aqui
NOTA: Esta é a nova rubrica que apresentaremos todas as semanas, no sentido de rever e enaltecer os atletas que passaram por Alvalade e contribuiram para o engrandecimento do nosso magnifico e apaixonante Sporting... O Blog "Sporting até à morte" quer deixar aqui um agradecimento publico ao amigo "Yasalde 70", do blog "Leão Tatuado", que gentilmente cedeu a primeira imagem presente nesta rubrica, imagem que será apresentada em todas as rubricas...
1 comentário:
Muito bom! É com muito agrado que a notícia desta nova rubrica se apresenta aos meus olhos. Parabéns pelo (continuado) excelente trabalho.
Um abraço Leonino!
Enviar um comentário