Candidatos conhecidos
A grande surpresa nas eleições 2009 do Sporting clube de Portugal chegou do lado mais previsível, quando nada o fazia prever, o "desconhecido" Carlos Barbosa da Cruz foi designado para encabeçar a lista da continuidade. Este nome é realmente surpreendente e vai contra todas as expectativas, uma vez que o nome mais falado sempre foi Filipe Soares de Franco, que muitos "adivinhavam" a sua recandidatura, e os nomes mais naturais e prováveis para a sucessão eram Rogério Alves ou Menezes Rodrigues. Destes últimos dois nomes, a primeira hipótese não se concretizou por indisponibilidade da do mesmo, enquanto Menezes Rodrigues nunca parece ter conseguido consenso generalizado em seu redor. Carlos Barbosa da Cruz, acima apresentado como "desconhecido", mas só o é no que a este acto eleitoral diz respeito, é entre outras coisas Administrador do grupo Cofina. Trata-se de mais um homem de negócios envolvido nesta corrida, apareceu de repente aos olhos dos adeptos mas já vinha sendo "estudado" dentro do núcleo duro do actual elenco.
Corrida mais renhida...
Contudo, não será difícil adivinhar que este nome proposto pela linha da continuidade não reúne nem o protagonismo nem o consenso de Filipe Soares de Franco ou Rogério Alves, nomes notáveis e de grande aceitação na família leonina. Além do mais, e este será mais um duro "golpe" para Carlos Barbosa, dois dos nomes mais sonantes já não vão continuar na direcção do Sporting, falo de Ribeiro Teles e de José Eduardo Bettencourt. Deste modo, quer Pedro Pinto Souto quer Paulo Cristóvão ganham novo animo e reforçam claramente as suas posições. Num cenário normal, onde Soares de Franco ou Rogério Alves avançassem, os 70% de votos angariados no ultimo congresso serviriam de base para esta campanha, assim, com um nome muito diferente do prognosticado, essa vantagem reduz substancialmente e tudo fica em aberto para os restantes candidatos. Por um lado Pedro Pinto Souto ganha mais força entre os apoiantes da continuidade, podendo inclusive ganhar a breve prazo um reforço de vulto, trata-se de Rogério Alves, que poderá caminhar para o lado e tornar-se o braço direito do agora candidato assumido. Por outro lado, Paulo Cristóvão que aparenta reunir uma estrutura de apoio forte em seu redor, ganha dimensão, projecção e pode mesmo conquistar adeptos que antes estavam irredutíveis ao lado de Filipe Soares de Franco. O que é certo, é que este acto eleitoral ganhou agora novo animo, os anteriormente fortes parecem agora menos fortes, e os anteriormente mais fracos parecem agora muito menos fracos...
Programa eleitoral "Ser Sporting" Aqui
3 comentários:
É só novidades, não é Armando?
Parece que agora sim, o espectro de opções foi muito mais alargado.
Os próximos dias trarão esclarecimentos mais profundos e levarão os sócios e adeptos a tomar decisões mais definidas.
Até lá... vamos lendo e analisando!
Abraço amigo
Pois é, caro amigo. Não é claro quem cortará a meta em 1º lugar. Espero que ganhe aquele que for melhor para o Sporting.
Abraço Leonino!
Caro Armando,
Esperemos que o que for eleito seja o homem certo para levar o barco a bom porto.
Um abraço.
Enviar um comentário