:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Rescaldo 2008/2009

Como foi, deveria e poderia ter sido...

Finda a temporada 2008/2009 é altura de fazer balanços, quantificar resultados, qualificar as prestações e fazer o ajuste de contas. Da temporada que agora termina salta desde logo há vista uma palavra para a qualificar, "Negativa", a palavra é pesada e soa mal, mas infelizmente, depois de se apurar as contas, o saldo final não deixa margem para duvidas. Infelizmente o Sporting falhou o seu grande objectivo, a conquista da liga, sofreu uma eliminação sem memoria nas competições europeias e não foi capaz de conquistar a taça da liga e reconquistar a taça de Portugal. No fim, feitas as contas, Paulo Bento e os seus pupilos apenas conseguiram um titulo, e digo apenas um titulo porque, felizmente, já não estávamos habituados a tal... Nos últimos anos, leia-se reinado de Paulo Bento, o Sporting tem conquistado vários títulos, é verdade que não conquistamos o mais ambicionado, mas temos sucessivamente enriquecido a sala de troféus com novos canecos. Este ano, quer na imprensa quer nos adeptos leoninos, parece que virou moda dizer que Paulo Bento nunca chegou lá, mas não se esqueçam, a memoria é muitas vezes curta, que Paulo Bento não só lá chegou como molhou varias vezes o bico... No entanto, e mais uma vez fica o sentimento de injustiça por muitos acusarem alguns Sportinguistas de falta de ambição quando vêem a equipa ficar em segundo e ainda dizem "mal o menos", às vezes parece que todos temos de vaiar, criticar e "empurrar" Paulo Bento para a rua, fica na temporada 2008/2009 o carimbo de "chumbado". Não alcançamos os objectivos, praticamos quase sempre mau futebol, e fomos em grande parte da época muito irregulares. Posto isto, exige-se igualmente perceber o porquê da tal má época realizada... Assim, objectivamente pudemos apontar os seguintes problemas/causas...:

Problemas disciplinares - Os problemas disciplinares foram provavelmente a maior dor de cabeça para Paulo Bento e direcção leonina, pois os casos foram muitos, sucederam-se em catadupa e assombraram toda a época. Mais do que "birras" ou "infantilidades", os problemas disciplinares perpetuaram-se no tempo, incidiram directamente no rendimento da equipa e proporcionaram épocas lastimáveis para alguns jogadores, com Veloso à cabeça de um lote onde cabem também Vukcevic, Djalo e Stoikovic entre outros.

Problemas físicos - Outro dos problemas que dificultaram proeminentemente o desempenho leonino foram as lesões, ou melhor, as enumeras lesões... O "azar" começou logo com Liedson, o levezinho não disputou as primeiras jornadas devido a lesão. Apesar de tudo o Sporting até resistiu bem a esse obstáculo e nos primeiros venceu os primeiros 3 jogos da liga, de onde se destacou a difícil deslocação a braga. Além desta entrada vitoriosa na liga, o Sporting já antes tinha despachado o porto da Super taça com mais um triunfo sobre os dragões, e tudo isto, imagine-se, sem Liedson. No entanto o azar teimou em não deixar os leões e na fase mais importante, duplo confronto diante benfica e porto, também Izmailov "caiu" devido a lesão... Ora isto já foi demais, não há milagres e aqui também não houve, o Sporting sem Liedson e o desequilibrador Izamilov, que era o elemento em melhor forma na equipa, acabou por não resistir e perdeu os dois encontros. Daí para frente foi o descalabro, Vukcevic, Djalo, Rochemback, Grimi, Tonel, Derlei e muitos outros tiveram lesões, e quase todas elas por períodos longos e meio longos...

Falta de competência - A verdade é que não obstante tudo o que foi dito anteriormente, o Sporting deve grande parte do seu eneixito deste ano a si mesmo, em jogos decisivos os leões foram ineficazes e mostraram pouco talento. Nos jogos mais difíceis, especialmente na primeira volta da liga, o Sporting sucumbiu por completo. Nos jogos menos difíceis mas mais decisivos os leões sucumbiram igualmente, mostraram fragilidade mental e não aguentaram a pressão. Além do mais, sentiu-se na equipa muita pouca agilidade, poucos jogadores renderam o seu melhor e no fim pagou a equipa no seu todo. Claro que a instabilidade fora do campo tem impacto directo dentro das quatro linhas, e aí voltamos a falhar... Paulo Bento esteve sempre muito isolado nos combates internos e externos, infelizmente o técnico leonino foi obrigado a varias batalhas internas..., e nunca se sentiu mão firme do patrão, ou seja, presidente.

Erros de arbitragem - Para terminar vem a arbitragem, esta foi de forma inequívoca a grande responsável pela frase "No fim, feitas as contas, Paulo Bento e os seus pupilos apenas conseguiram um titulo"... Não venham com falsos moralismos ou conversas fora do contexto, temos de ser sérios e directo, e se atrás fomos honestos ao ponto de admitir que o Sporting falhou muitas vezes por culpa própria, e que as exibições foram más, a verdade é que mesmo assim fomos suficientemente capazes para conquistar mais um titulo, a taça da liga, e chegar mais longe noutra competição, a Taça de Portugal. Em ambas as ocasiões perdemos nas grandes penalidades, mas em ambos os casos fomos ROUBADOS!!! Não pudemos ter medo nem vergonha de dizer a verdade, e a verdade é que o titulo do benfica e um dos possíveis títulos do porto foram consequências de actos de vandalismo contra o nosso Sporting... Finda a temporada não vejo nenhum orgão de comunicação verbalizar os erros que "arrumaram" o Sporting, apenas ouço e leio cronicas que falam de um super porto e de um Sporting muito fraquinho, cenário que seria completamente oposto caso os leões conquistassem taça da liga e taça de Portugal, mas como fomos roubados..., isso esquece-se como se esquece uma divida quando se é menos serio...

Em jeito de conclusão o "Sporting até á Morte" faz votos de umas excelente ferias para todos os atletas leoninos, que descansem e gozem muito e que na próxima época voltem melhores do que nunca. Que a próxima época seja melhor do que está e o Sporting alcance todos os seus/nossos objectivos.

4 comentários:

Verde CDV disse...

A nota não pode ser positiva, mas muitos não se lembram da travessia do deserto em que nada ganhavamos e para mal de nós ficavamos muitas vezes em 3º e 4º atrás de equipas com o Guimarães e o Braga.
E não venham dizer que o estádio estava sempre cheio porque assisti a muitos jogos no velhinho Alvalade com muitos menos de 20.000espectadores.
A euforia inicial era grande, mas depois do Natal, só sobravam os indefectiveis.
Claro que queremos vitórias e exigência, mas não podemos pegar numa varinha de condão e mudar tudo em meia duzia de anos.
Vão perguntar ao FC Porto o que custa montar uma máquina ganhadora e quantos anos leva.
Há 7 anos atrás; com Bettencoutr, Telles e outros pensei que o SCP tinha aprendido a lição e caminharia para uma hegemonia, engano puro.
Porque o SCP vive uma paz podre há muitos anos e as vaidades contam mais que o serviço que se deve prestar ao clube.
Custa-me ver a discussão há volta destas eleições porque sinto que o Sporting vai mais uma vez perder uma oportunidade única de avançar e mobilizar a familia sportinguista.
Talvez seja um das ultimas oportunidades que o clube tem para se mobilizar.
Assim ganhe quem ganhar dia 5 que dia 6 remem todos para o mesmo lado e que se coloquem todos os interesses de lado e se olhe unicamente ao interesse do SCP.
VIVA O SPORTING!!!

PS: Desculpa não comentar directamente o post, mas precisava de desabafar.

Um grande abraço.

Armando Silva disse...

Amigo Verde CDV,

Não tem que pedir desculpa, muito pelo contrario, eu é que lhe agradeço o grande comentário que aqui deixou.

Como sabe partilhamos muitas ideias em comum, e também aqui estamos plenamente de acordo... A mim, sinceramente, dói-me ver alguns Sportinguistas acusarem outros de falta de ambição por ficarmos em 2º lugar e não "deitar-mos" a casa a baixo nem exigirmos demissões... Eu sei a travessia que o Sporting passou, aliás, todos nós sabemos porque ela é recente, e só nós, Sportinguistas, sabemos o que custou ficar anos e anos seguidos remetidos ao 3º ou 4º posto!!! O Sporting já era encarado, por muito que o neguem, pela imprensa como o terceiro grande e não como um dos três grandes... Esta pequena diferença era grande e tormentosa... Hoje, felizmente, já estamos num sentido ascendente, e por muito que o neguem, estamos mais próximos do topo do que da decadência... Hoje voltamos a ser um dos três grande e não só o terceiro... Isto chega? Claro que não, queremos mais, queremos ser o 1º grande queremos ser os melhores e honrar a nossa história. Mas para isso não basta querer, não basta vir a terreiro dizer que, "temos de ser campeões" ou "não gosto de segundos lugares"... Para isso temos de trabalhar, unir esforços, subir gradualmente e não cometer erros do passado... O sucesso que se alcança com tempo mas trabalho, é sempre mais duradouro do que o sucesso que se alcança da noite para o dia e sem esforço, esse rapidamente se desvanece.

Grande abraço caro amigo

PS: Agora fui eu quem desabafou.

Verde CDV disse...

Caro Armando,
Nós conseguimos perceber isto perfeitamente, mas infelizmente a maioria não consegue compreender metade disto e não tem tolerancia nenhuma.

Um grande abraço.

Tina disse...

Finalmente!!!!!!Graças a Deus, foi necessário chegar ao final da época, para ter encontado um colinho reconfortante e onde me sinto bem. Tão bem que até me apetece enroscar.
Tudo o que penso, tudo o que sinto e tudo aquilo que me vai na alma ....... aqui está expresso. Tanto no post, como nos comentários.
Bem hajam!!!!!
VIVA O SPORTING!!!!!!