:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Rubrica - Sportingciclopédia

Rubrica disponível semanalmente no Sporting Planeta Portugal

Caro leões desta savana leonina, é com prazer redobrado, ou não fosse esta a segunda rubrica da Sportingciclopedia, que vos apresento o tema desta semana… No seguimento do que foi falado na primeira edição desta crónica, hoje aprofundaremos conhecimentos sobre as duas principais figuras do nosso Sporting clube de Portugal, falo é claro de José de Alvalade e do Visconde de Alvalade…


O Sporting é como todos sabem uma instituição centenária, durante os mais de 100 anos de história, passaram por este maravilhoso clube várias das mais impressionantes figuras nacionais e internacionais, como campeões europeus, mundiais e olímpicos. No entanto, de entre esta infindável panóplia de estrelas duas destacam-se das demais, são duas personalidades impares, duas figuras que por mais que se viva e prolongue o tempo já mais deixarão de estar “sentadas” na poltrona de Alvalade, ouvindo e vendo tudo o que se passa com o clube… Falo pois claro de José Alvalade e Visconde de Alvalade, e se é fácil relevar a importância destes dois homens em relação aos demais protagonistas do Sporting, difícil é, ou mesmo impossível, eleger um dos dois como a figura numero 1 do clube!!! Se um foi o mentor e organizador da idealização e construção Sporting, (José Alvalade), o outro foi o investidor e primeiro presidente do clube, tornando-se assim ambos figuras ímpares e incontornáveis sempre que se fale do Sporting.

Imagem

José Alvalade nasceu a 10 de Outubro de 1885, corria ainda o século passado quando nasceu o homem que viria uns anos mais tarde a mudar o desporto português para todo o sempre. José Alfredo Holtreman Roquette, nome completo de José Alvalade, era uma pessoa altamente sociável que tinha no desporto a sua maior paixão. Este homem, com uma personalidade muito marcante, ou não fosse ele o “promotor” da “revolução” no Campo Grande Football Club, sabia perfeitamente o que queria e nunca virava a cara à luta, quando o que estava em causa eram os seus princípios e ideias… Quando em 1906, com apenas 21 anos, decidiu deixar um clube já enraizado para embarcar numa “aventura”, pelo menos na opinião da critica, notou-se a inolvidável força de vontade deste homem, que contra todas as dificuldades sempre acreditou na sua capacidade para construir de raiz o seu próprio clube, e não contente com tal feito, já de si louvável, comprometeu-se ainda em voz alta a construir não só um clube mas um grande clube… José Alvalade presidiu o Sporting entre 1910 e 1916, foi durante muitos anos um atleta do clube, praticando varias modalidades, motivo pelo qual sempre exigiu o ecletismo. Este imperador do reino do leão faleceu a 19 de Outubro de 1918, infelizmente, este grande homem, o "Pai" do Sporting, viveu pouco mais do que 33 anos, falecendo com uma pneumonia dois anos depois de abandonar a presidência do clube. Mas como todos sabemos, não é do tempo de vida de uma pessoa que reza a história, mas sim dos feitos importantes que essa mesma pessoa fez durante o pouco que viveu, e neste capítulo José Alvalade foi gigante, foi atleta, foi presidente, foi fundador e foi criador do maior clube do mundo, construiu o seu próprio clube e teve a generosidade de partilha-lo com todos nós, por tudo isso e por muito mais, aqui fica o nosso obrigado, um agradecimento do tamanho de toda a família leonina, que com certeza é ainda hoje o orgulho deste senhor, que esteja onde estiver, estará com toda a certeza muito feliz por ver o seu clube apoiado e amado por pessoas que mantêm os valores Sporting íntegros e intocáveis, pois afinal de contas, somos muito mais do que um clube, somos um mar de princípios e devoção.

Imagem

Visconde de Alvalade, nome pelo qual era conhecido Alfredo Augusto das Neves Holtreman, ficará para sempre marcado na história como o primeiro presidente do Sporting clube de Portugal. Este homem, de convicções fortes, nutria uma grande paixão pela vida, e apesar de rico, não era um “agarrado” ao dinheiro, como o comprova a elevada verba dispendida para a criação do Sporting. Além do mais, este senhor tinha uma grande empatia pelo seu neto e pelas suas façanhas aventureiras… Visconde de Alvalade era filho de António Maria Ribeiro da Costa Holtreman e de Libânia Augusta das Neves e Melo, e foi casado com Julieta Natalina Luisa Garin, mulher da qual teve duas filhas, Josefina Libânia e Maria Antónia. Seria de Josefina Libânia que nasceria então o seu famoso neto, José Holtreman Roquette, mais conhecido por, José Alvalade. O “avô” do Sporting nasceu a 6 de Abril de 1837 e faleceu a 7 de Junho de 1920, já com 83 anos, e presidiu o clube entre 1906, ano de fundação, e 1910, data em que seria substituído no cargo pelo seu neto, José de Alvalade.

Nota: Esta é uma rubrica semanal reproduzida em primeira estância todas as Sexta-feiras no Forum Sportinguista, Sporting Planeta Portugal, visitem e desfrutem de todas as novidades presentes neste fórum leonino.

3 comentários:

Anónimo disse...

Está fantástico.Chega a ser comovente!Dois grandes homens que criaram um grande clube!ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ!
Saudações Lenoninas!

Tite disse...

Que orgulho que eu tenho de ser Sportinguista e pertencer à elite do desporto!
SL

Anónimo disse...

Dois homens que marcarm o desporto em Portugal e que ficarão para sempre na história do Sporting.
SL