:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Rubrica - Sportingciclopédia

Rubrica disponível semanalmente no Sporting Planeta Portugal

Na primeira rubrica deste espaço falamos sobre a criação do Sporting, sobre os primeiros dias antes e depois do acalorado nascimento do nosso clube. Assim, como todos sabem, foi a 1 de Julho de 1906 que tudo começou, mas os primeiros tempos foram algo tortuosos, os atletas praticamente só treinavam, e os primeiros sinais de verdadeira vitalidade somente começaram a ser dados em 1907, já com alguma digestão da fase inicial, onde assuntos burocráticos se sobrepunham aos interesses desportivos. Deste modo, 1907 fica eternamente marcado por vários feitos históricos na vida do Sporting, feitos esses que marcaram para sempre a vida do clube.

Em primeiro lugar, 1907 é o ano da criação e implementação do símbolo Sporting, símbolo esse que sofreu várias alterações até aos dias de hoje, mas que nunca deixou de manter a identidade inicial, ou seja, o Leão rompante como alma identificativa do clube. Hoje todos conhecem este magnifico logótipo, mas provavelmente, poucos sabem qual a sua verdadeira origem… A pedido dos directores desportivos da época, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rompante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting, desde que não sobre fundo azul. Foi então que se decidiu colocar esse tal Leão, que ainda hoje ruge como nenhum outro, estampado num fundo verde, cor que simbolizava a esperança de José Alvalade num projecto de êxitos e conquistas.

Imagem

1907 fica ainda marcado como a data do primeiro jogo da história do Sporting, que realizou-se no dia 3 de Fevereiro de 1907 frente o Cruz Negra, encontro do qual os leões saíram derrotados por uns pesados 5-1. Foi também neste ano que o Sporting estreou os famosíssimos e ainda hoje utilizados equipamentos Stromp, então ainda sem essa designação, que era constituído por uma camisola bipartida, com uma metade verde e outra branca. Ainda em 1907, mais precisamente a 4 de Julho desse ano, precisamente 1 ano e 4 dias após a fundação do clube, claramente o ano de implementação e crescimento, o Sporting inaugurou a sua sede e campo de futebol, estruturas tão valiosas que foram logo consideradas de forma unânime como “as melhores instalações desportivas de Portugal”. Para terminar este périplo pelo fantástico ano de 1907, e que melhor maneira o haveria de fazer…, o Sporting realizou no dia 1 de Dezembro o primeiro clássico dos clássicos, o imortalizado derby de Lisboa, entre águias e leões. Nesse primeiro cruzamento entre as duas equipas, o nosso Sporting conseguiu vencer por 2-1, podendo assim granjear-se de ter ganho o primeiro derby da história e ainda de ter marco o primeiro golo da história dos derby’s, esse golo número 1 foi apontado por Cândido, jogador imortalizado por tal feito.

Mas este primeiro ano de vivência mais a sério foi apenas o “despontar” de um gigante sedento de protagonismo e êxitos, afinal de contas, o Leão estava ainda a dar os primeiros passos fora da toca, e como tal não se lhe podia exigir tudo de uma só vez… A evolução foi progressiva, rápida, mas acima de tudo muito sustentada, de tal modo que, ainda em 1907, o Sporting conquistou o seu primeiro troféu de sempre, título conquistado numa partida diante o clube de Estefânia. Já em 1908, os leões sagraram-se campeões regionais em futebol, e até 1910, conquistaram vários títulos nacionais em diversas modalidades, como o salto à vara e em comprimento, por exemplo. O ano de 1910 fica ainda marcado pela mudança na presidência do clube, onde o carismático Visconde de Alvalade, no cargo mais alto desde a fundação do clube, deu lugar ao seu neto José de Alvalade, a outra figura máxima da instituição e o sucessor natural para o cargo…

Imagem

Nesta fase, encontramos-nos em 1910, o Sporting já era um clube muito respeitado, com posição vincada em diversas modalidades, muitas das quais já como vencedor, e com uma ascensão notória no futebol, se bem que aqui ainda nas divisões secundarias. Nos anos seguintes os títulos continuaram a suceder-se, neste capítulo, um dos atletas em voga era António Stromp, irmão do imortalizado Francisco Stromp, que deteve os recordes nacionais do Salto à vara entre 1911 e 1915 e dos 100 metros entre 1911 e 1913. No que ao futebol diz respeito, novo feito viveu-se em 1912, com a conquista do primeiro campeonato de Lisboa de futebol, ainda que em quartas categorias. Este foi no entanto mais um sinal claro e inequívoco da expressão que o futebol leonino começava a ganhar e uma espécie de promessa a todos os simpatizantes do clube que a chegada ao topo não tardaria… E assim foi, em 1923, depois de muitas conquistas quer no futebol quer nas modalidades, o Sporting Clube de Portugal conquistou o primeiro de muitos campeonatos nacionais, numa prova ainda disputada por eliminatórias, com um triunfo por 3-1 diante a Académica de Coimbra, com um dos golos a ser apontado pelo lendário Francisco Stromp e os outros dois por Joaquim Ferreira. Esta foi claramente a mais importante conquista do clube até à data, pois tratava-se, 17 anos depois da sua fundação, da conquista do ceptro máximo do futebol nacional, afinal de contas, como José Alvalade sempre sonhou e ambicionou, o Sporting sobrepunha-se sobre todas as equipas a sagrava-se a melhor… Infelizmente, nem José Alvalade, faleceu muito cedo em 1916, nem o Visconde de Alvalade, faleceu em 1918, assistiram a esta conquista, mas ninguém tem duvidas que lá em cima, de certeza no céu, ambos festejaram juntos a emancipação do clube que criaram e agigantaram…

Caros amigos, por hoje é tudo, para a semana voltamos com mais histórias das nossas vidas, ou não fosse o Sporting a nossa razão de viver… Até lá, um grande abraço a todos e já sabem, sempre que puderem acrescentem informação, só assim tornaremos este espaço realmente bíblico!!!


Nota: Esta é uma rubrica semanal reproduzida em primeira estância todas as Sexta-feiras no Fórum Sportinguista, Sporting Planeta Portugal, visitem e desfrutem de todas as novidades presentes neste fórum leonino.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma bonita página da história deste grnde clube que é de Portugal da Europa e do Mundo.
SL