:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Caminho do Sporting rumo à Champions...

Caminho para a gloria mais difícil...

O campeonato 2008/2009 para o Sporting está feito... A duas jornadas do fim os leões já nem podem subir nem descer na tabela classificativa, o segundo lugar está garantido e o acesso à pré-eliminatória de acesso à Liga dos campeões também. No entanto, para os mais distraídos, e agora que cá estamos, convém perceber qual o caminho que o Sporting terá de atravessar antes de chegar à tão ambicionada fase de grupos, fase onde quer estar pela quarta vez consecutiva. Infelizmente, e já sabemos que toca sempre ao Sporting o azar..., a UEFA provocou profundas alterações no esquema de acesso à liga dos campeões, alterações essas que vão tornar esse acesso bem mais complicado. Assim sendo, o "Sporting até à Morte" mostra-lhe desde já tudo o que mudou...:

» Primeira alteração: A primeira alteração prende-se desde logo com o numero de equipas com acesso garantido à fase de grupos da liga dos campeões, ou seja, na edição 2009/2010 são 22 as equipas que entram directamente para a fase de grupos, ao contrario das até aqui 16. Este cenário provoca desde logo uma lamentável consequência, a redução do numero de vagas para equipas oriundas das eliminatórias de qualificação, fase onde o Sporting entrará.

» Segunda alteração: Outra grande alteração nota-se no numero de jogos necessários disputar para chegar à fase de grupos, sendo que no caso do Sporting serão 4, que correspondem a duas fases, a Terceira pré-eliminatória e, caso passe esta fase, o play-off.

» Terceira alteração: O novo formato implementado pela UEFA trouxe outra grande novidade, agora o coeficiente de pontos amealhados pelas equipas é ignorado, prevalecendo unicamente o coeficiente dos países, sendo esta mais uma medida que penaliza o Sporting, uma vez que os leões gozam de boa pontuação na UEFA.

» Quarta alteração: A partir de agora a UEFA decidiu separar deliberadamente o conjunto de equipas que chegam a esta fase oriundas das federações classificadas abaixo do 15º lugar das restantes que chegam a esta fase oriundas dos campeonatos mais fortes. Ou seja, agora existem duas fases separadas de qualificação, a denominada "Caminho dos Campeões" e a "Caminho dos segundos melhores". Este novo formato impede desde logo as equipas mais fortes de defrontarem as equipas mais fracas, situação que complica fortemente a qualificação a equipas como o Sporting.

»» Consequências: Resumindo tudo o que foi dito até aqui, em termos práticos, o Sporting terá duas fases pela frente antes de chegar à Liga dos Campeões. Na primeira defrontará o terceiro classificado do campeonato russo, o F C Dínamo de Moscovo, ou o segundo classificado dos seguintes campeonatos: Roménia, Holanda, Escócia, Turquia, Ucrânia, Bélgica, Grécia e Republica Checa. Caso consiga ultrapassar esta fase, disputada numa eliminatória a duas mãos, o Sporting seguirá para o Play-off, onde defrontará o quarto classificado de Inglaterra (Arsenal), Espanha ou Itália ou ainda o terceiro de França ou Alemanha. Como se pode perceber, o caminho não será nada fácil e as dificuldades são agora muito maiores. Ultima nota para a data do primeiro jogo do Sporting, que será a 28/29 de Julho, obrigando o plantel a regressar ao trabalho muito antes do normal.

4 comentários:

Gnitrops disse...

Vai ser difícil o apuramento, muito difícil.

Dava jeito um pouco de sorte no sorteio, para variar.

Abraço

jaugusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leão de Alvalade disse...

Amigo Armando, por isso é que é o caminho da glória e apenas reservado aos melhores. Só temos que pensar que somos capazes, um bom principio para começar a ganhar.
SL

Anónimo disse...

Ódio a Platini!