Corrida eleitoral
Na semana passada alertamos aqui para o "atraso" na apresentação da candidatura da "verdadeira" oposição à actual liderança, a equipa que já se sabia ser liderada por Paulo Cristóvão tardou em movimentar-se e parecia demasiado expectante ou mesmo parada... O que é certo é que na mesma semana tudo mudou, Paulo Cristóvão deu finalmente o "sim" oficial e apresentou-se logo a publico com uma "espectacular" maquina eleitora. Esta lista confirmou a candidatura numa apresentação publica e livre a todos os Sportinguistas, já tem site próprio, programa eleitoral, nomes para todos os cargos mais importantes e ideias bem definidas. Mais, esta Segunda-Feira Paulo Cristóvão afirmou ter já definido e negociado o contracto de todos os atletas que pretende contratar para a nova época, afirmando que dará conta de todos esses nomes no próximo de 29 de Maio. Independentemente de tudo o resto, de uma coisa não há duvida, esta lista preparou-se muito bem para este combate e, ou não fosse liderada por um ex inspector da judiciaria, parece ter tudo meticulosamente organizado e preparado. Este "aparente" profissionalismo, aliado a um Sporting mais próximo dos adeptos, imagem de campanha desta candidatura, poderão dar os seus frutos, pese embora seja ainda muito cedo para afirmar tal coisa, e existam ainda muitas perguntas por responder deste lado, uma vez que varias das medidas propostas são eleitoralmente sonantes mas de difícil concretização, e sobre tudo, não são alcançáveis apenas porque sim ou por que se quer muito.
Em sentido contrario, e aqui está a grande surpresa do momento, gira a lista "oficial" da continuidade, uma vez que não existe ainda um nome definitivo. Depois das renuncias de Filipe Soares de Franco e Rogério Alves, nomes consensuais e que praticamente garantiam a vitória, e das "quase" garantidas recusas de Ribeiro Teles e Bettencourt, os outros dois nomes consensuais entre defensores da continuidade e adeptos, restam agora poucas alternativas unânimes e acima de tudo carismáticas, de modo a garantirem um bom resultado nas eleições... Para já os nomes mais falados são Carlos Barbosa da Cruz e Dias Ferreira, o primeiro vai mais ao encontro das pretensões do actual elenco, o segundo tem o carisma e apoio de parte dos adeptos leoninos. Durante a passada segunda-feira tentou-se chegar a um consenso e incluir estes dois nomes na mesma lista, lista que seria liderada por Carlos Barbosa da Cruz e onde Dias Ferreira teria papel de destaque. No entanto o advogado está empolgadissimo e as suas ultimas declarações não enganam, Dias Ferreira sente-se com condições de ganhar as eleições e deverá avançar mesmo. O problema é que este não é um nome consensual apresar de defender exactamente o mesmo projecto para o Sporting... Ora, se o facto Carlos Barbosa da Cruz avançar sozinho contra a aposição já será um duelo complicado de ganhar, avançar contra a oposição e ainda Dias Ferreira, que conquistaria enumeros votos na falange de apoio à continuidade, seria uma verdadeira catástrofe. Deste modo é incomportável, acima de tudo para o projecto de continuidade, uma candidatura separada destes dois homens, aspecto que continua a motivar o adiamento de uma decisão definitiva e, enquanto isso, vai dando vantagem, espaço e visibilidade a uma oposição extremamente bem organizada e decidida e conquistar o puder... O que "ontem" parecia mais umas eleições em grande disputa, "hoje" aparenta um processo eleitoral disputado até ao ultimo voto...
1 comentário:
Caro Armando,
O anúncio de nomes de jogadores já foi desmentido. E ainda bem. Começava a cheirar a populismo. Quanto às outras candidaturas, parecem, de facto, menos organizadas. E hoje já se fala novamente de Bettencourt e Ernesto Ferreira da Silva. Com o aparecimento de várias candidaturas, os que pareciam na frente não terão tanta vantagem. Os votos dividir-se-ão e... tudo pode acontecer. Que seja a bem do Sporting.
Abraço Leonino!
Enviar um comentário