:: SPORTING ATÉ À MORTE "Onde se Fala, Vive e Respira Sporting" :: Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria, o Lema do nosso Sporting :: A Temporada 2012/2013 está a chegar!!! Juntos venceremos. Força Sporting :: O Sporting não é só futebol, Apoiar as modalidades é uma obrigação de todos os Sportinguistas :: SPORTING ATÉ À MORTE, Desde 2007 a apoiar o Sporting :: Obrigado pela tua visita, volta sempre :: WWW.SPORTINGATEAMORTE.BLOGSPOT.COM - O Teu Blog

Liga Sagres - Rescaldo

Campeonato definido, agora venham as eleições...

O Sporting bateu este sábado o Setúbal por 2-1, num jogo muito difícil e onde o golo do triunfo só chegou no ultimo minuto, apontado pelo inevitável Liedson. Depois de na semana transacta os leões terem deixado em definitivo a luta pelo titulo, desta vez o cenário foi mais agradável e o Sporting garantiu matematicamente a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2009/2010. O Sporting entrou em campo sem Paulo Bento, castigado, mas com a noticia de que um triunfo "arrumaria" de vez com a questão do segundo lugar. Apesar da motivação extra, os leões foram incapazes de entrar em campo com um instinto selvagem, jogando de forma muito lenta, pouco perspicaz e algo previsível. Apesar de tudo Liedson conseguiu inaugurar o marcador a meio da primeira parte e colocar o Sporting em vantagem, vantagem essa que deu maior alento aos jogadores mas não acelerou o ritmo. O golo leonino teve contudo o condão de inibir o vitória de Setúbal que praticamente deixou de atacar. O problema é que o ritmo continuava demasiado lento, com tendência para agravar com o passar dos minutos, e mesmo sem se esperar, os sadinos chegaram ao empate num dos poucos ataques que fez durante todo o jogo. Na segunda parte do desafio o Sporting teve uma atitude mais pressionante, agressiva e empenhada, pese embora mantivesse o ritmo lento e a inspiração muito apagada. O jogo foi "caminhando" para o fim e o resultado não sofria qualquer alteração, até que, em mais um momento magico do levezinho, o Sporting conseguiu marcar o segundo, alcançar a vitória e garantir o segundo posto. As contas da liga estão agora arrumadas para o Sporting, ficam a faltar dois jogos, onde se exige empenho e dignidade, mas a partir daqui o papel principal fica para as eleições e os candidatos... Vamos lá tornar o Sporting mais forte e melhor...

Jogo de palavras:

Liedson - "Foi complicado principalmente na primeira parte, não só por desmérito nosso, que não conseguíamos criar jogadas, mas por mérito do Vitória, que soube anular as nossas iniciativas. A segunda parte foi totalmente diferente e dominámos por completo. No final, graças a Deus, com empenho de todos, consegui ter uma oportunidade e marquei o segundo golo"

Dados da partida:

Estádio José Alvalade
09 de Maio de 2009
Árbitro: Duarte Gomes

SPORTING – Rui Patrício; Abel (Yannick Djaló, 77 m), Tonel, Polga e Caneira (Ronny, 54 m); Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli (Hélder Postiga, 70 m); Derlei e Liedson.
Treinador: Carlos Pereira.
Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva e Rodrigo Tiuí.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Derlei (53 m).
Golos: Liedson (25 e 89 m).

V. SETÚBAL – Kieszec; Janício, Robson, Zoro e Anderson; Paulo Regula (Laionel, 81 m), Ricardo Chaves, Bruno Ribeiro e Bruno Gama (Leandro Branco, 72 m); Carrijo e Leandro Lima (André Marques, 72 m).
Treinador: Carlos Cardoso.
Suplentes não utilizados: Bruno Vale, Michel, Brigues e Moisés.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Robson (19 m), Ricardo Chaves (49 m), Zoro (53 m) e Bruno Ribeiro (55 m).
Golo: Bruno Gama (37 m).

3 comentários:

Anónimo disse...

A cereja em cima do bolo seria;scp perder com o Nacinal e os galinaceos perderem com o Braga,e empatarem ou perderem com o belem

Peyroteo disse...

TRETA

NOTA PRÉVIA
O meu Sporting mostrou debilidades ao longo do campeonato e dificilmente pode parecer a alguém que merecesse ser campeão, mas de facto num país normal tinha-o sido de forma completamente folgada, apesar de não apresentar um futebol brilhante, mas para Portugal chegava e sobrava.
O nosso melhor jogador não jogou nos primeiros jogos por lesão (Liedson).
Izmailov que tinha tudo para ser o melhor centro campista em Portugal, conseguiu ser brilhante mas apenas conseguiu fazer meia época entre lesões.
Vuk que tanto potencial tem, acabou apenas por jogar (e bem) em meia dúzia de jogos, já que começou por estar castigado e depois lesionado.
Djaló que muito evoluiu, estava forte mas apagou-se.
Polga que tinha feito 2 campeonatos categóricos teve fases em que não esteve bem.
Os 4 reforços que pareciam 4 valores seguros, por esta ou por aquela razão, acabaram por não acrescentar a mais valia que se esperava: Rochemback, Postiga, Caneira e Grimi.
Miguel Veloso que poderia ter explodido, envolveu-se em problemas e perdeu a influência que já conseguiu ter.
Romagnoli que tinha feito excelentes segundas voltas nas duas últimas épocas, passou todo ano irreconhecível.
Claro que agora muita coisa positiva havia a dizer, mas neste texto estamos a falar de debilidades, como se pode ler logo na primeira linha do texto; e o Sporting teve-as… como todos.

O CONTROLO E MANIPULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Antes de mais é preciso desmistificar a autêntica campanha de pura propaganda que se seguiu ao melhor jogo da época do FCP: o tão festejado empate em Manchester.
Esta campanha durou uma semana e ocupou horas e horas em todos os canais de TV e Rádios, encheu jornais e jornais e “lavou o cérebro” a grande parte dos Portugueses; fazendo crer que o FCP era uma equipa muito melhor do que as outras equipas Portuguesas e só por esse facto era um campeão nacional inquestionável.
O problema é que não se disse que o Manchester jogou com uma segunda equipa e com menos de 48 horas de descanso.
Mas como o que se está a tratar é do campeonato Nacional; nesse, se soubermos separar as águas o FCP esteve muito longe de ser brilhante.
Não houve por exemplo no FCP um avançado como Liedson (o melhor jogador do nosso campeonato) ou mesmo como Néné; já que Lisandro fez uma época muito abaixo do costume.
No meio campo onde Lucho era rei, temos que convir que esteve a época quase toda muito apagado.
O Rodriguez até ao “Natal” era assobiado; e figuras como Sapunaru, Stepanov ou Pedro Emanuel autênticos buracos.
A equipa foi melhorando, com mais entrosamento, mas não deslumbrou.
E temos que ser honestos e constatar que sempre que a sua posição estava em perigo, apareceu a “ajuda divina” das arbitragens; e curiosamente aparecia ao mesmo tempo um forte “empurrão para baixo” a quem os incomodava.
São factos que não se podem negar (e mais à frente no texto vão aparecer exemplos) e que só as mentes mais estúpidas podem constantemente desculpar com argumentos do tipo: “o FCP é muito melhor, porque empatou com o Manchester (Manchester B) e o Sporting foi goleado com o Bayern ou o Benfica com o Olympiacos” (a tareia que o Arsenal lhes deu evaporou-se!)
“Só o FCP é que dá pontos a Portugal” (completamente falso).
Isso não cola.
Ainda agora o Barcelona foi golear o Real Madrid a Madrid por 2-6 e sabemos perfeitamente que o Real é muito melhor que qualquer equipa Portuguesa.
Importa ainda sublinhar o exército de jornaleiros e fazedores de opinião, os chamados “rapazes da casa”, que vomitam lavagens cerebrais nos média pró-FCP e muitas vezes como é evidente e por efeito “bola de neve” as oposições dentro dos rivais aproveitam para ganharem dividendos.
Os pobres maltrapilhos de alguns adeptos do FCP, ainda esta época passaram de um estado em que não podiam ver o treinador Jesualdo à frente, ao ponto de afirmarem (até por escrito) que enquanto treinasse a equipa não viam mais nenhum jogo e muito menos iam ao estádio; para a uma dada altura afirmarem com todas as suas bocas com escorbuto que era melhor que o Mourinho.

A LEGIÃO DE “EMPRESTADOS”
O poder económico que o FCP conseguiu acumular com “30 anos de sistema”, que nos levaria horas a escrever agora… permite-lhe controlar e manipular cerca de metade das equipas do nosso miserável campeonato.
Assim sendo não é preciso explicar, pois não andamos a dormir e sabemos perfeitamente como decorre o nosso campeonato.

O PESO DA ARBITRAGEM
Foi gritante a diferença de tratamento que existiu nas arbitragens.
Aos olhos de todos, foi claro um evidente corporativismo dessa classe contra o Sporting.
Um exercício interessante é rever todos os jogos do Sporting no campeonato; e mesmo em alguns onde os nossos rivais possam dizer que fomos beneficiados; é muito interessante verificar que é impossível até ao mais fanático adepto rival indicar um jogo onde um eventual benefício ao Sporting não tivesse sido um lance perfeitamente isolado no contexto do jogo em causa; muitas vezes a acontecerem mais prejuízos contra o Sporting no mesmo jogo.
Não têm um lance em todo o campeonato em que um árbitro tenha cometido um “erro” indesculpável e injustificável a favor do Sporting… pelo contrário, foram dezenas de “erros” sem desculpa e por vezes autênticas provocações.
Em contrapartida os nossos rivais foram presenteados com arbitragens de “campo inclinado a seu favor”, por vezes com alguns “erros” que simplesmente não se engolem.
A campanha do FCP na Liga dos Campeões esteve bastante tremida, principalmente após perder em casa com o Kiev… mas curiosamente quando a equipa se apurou para a fase seguinte; e entrou muito dinheiro as arbitragens por cá no nosso campeonato começaram a dar sempre aquele empurrãozinho necessário.
Ou então se não era um árbitro era um “emprestado” ou “apalavrado”.
Quando na última jornada de 2006/07, mesmo com a mão de Ronny o Sporting ao intervalo seria campeão, pois o FCP estava empatado 1-1 com o Aves do Neca, afirmei e escrevi que no intervalo tudo se resolveria… e resolveu.
Também alertei que o GR Nuno iria jogar para o FCP… e foi.
E lá ganharam mais um campeonato da treta.

Vamos então, por curiosidade olhar para 10 jogos do FCP este ano:

5ª J: Sporting-FCP
Tomás Costa já com amarelo tem 3 entradas que obrigatoriamente tinham que ser amarelo, mas o Lucílio não deu.
A 3ª é tão gritante que ele próprio estava convencido que vinha para a rua… e veio mas porque Jesualdo o substituiu de imediato e o FCP lá jogou 11 contra 11, arrancando uma vitória muito suada depois do Sporting ter feito um jogo em que poderia ter dilatado bastante o resultado.

12ª J: FCP-Marítimo
Empate em casa a 0-0, mas com 2 penalties claros por marcar contra o FCP.
O 2º com expulsão de Bruno Alves, que lhes faria falta para os jogos seguintes.

13ª J: Nacional-FCP
Num dos campos mais difíceis do campeonato o jogo foi muito rasgado e equilibrado, mas logo na 1ª parte o influente Lucho devia ter visto o vermelho (não está esquecido pois não?).
Puderam jogar 11 contra 11 e o jogo chegou aos 90’ com empate a 2-2 e já à largos minutos com tudo conformado com o empate; até que um tal de Felipe Lopes ou lá o que é, atira com um braço à bola como se desse uma manchete de volei sem explicação nenhuma.
Penalty, golo e 3 pontos para o FCP.

15ª J: Braga-FCP
Um jogo completamente escandaloso, daqueles que nem vale a pena contar os penalties, golos mal anulados e expulsões. Foram 3 pontos dados a uns e tirados a outros.

17ª J: FCP-Benfica
Empate entre as duas equipas, com destaque para que este foi um dos dois jogos em que realmente o Benfica jogou bem esta época. Este e a recepção ao Nápoles.
Se tudo se tentou lavar com um possível penalty sobre Lucho na 1ª parte; e se é verdade que de facto se podia ter marcado penalty, o que também não é menos verdade é que o jogador seguiu perfeitamente no controlo da bola e que “ninguém” marca aquele penalty.
Num jogo totalmente controlado por um Benfica que vencia e apenas pecou por não matar o jogo; ao cair do pano é marcado um penalty fidelidade de uma simulação tão fraquinha que até veio dar motivo a suspensão (num jogo que não interessava e anunciada precisamente na altura em que um tribunal de “Palermo” considerava inocente o Papa e não credível aquela que um dia serviu para beijar a mão do verdadeiro Papa no Vaticano; como que numa manobra de diversão de que estavam a querer prejudicar o FCP com o castigo de Lisandro).
Com o apitador a 2 metros do lance e bem de frente.
Lá chegaram ao empate.

20ª J: FCP-Sporting
Arranjou-se um truque para o Sporting não ter as 72 horas de descanso e jogou-se num Sábado em vez de Domingo.
Ainda assim o Sporting foi a equipa mais próxima de vencer um jogo que acabou 0-0.
Mas aos 43’ Lucho agrediu nas barbas dos apitadores e nada.
Como seria o jogo com toda a 2ª parte com o FCP com 10 contra 11 Leões?

21ª J: Leixões-FCP
Um jogo que parecia dos mais difíceis da época, o FCP encontra uma equipa onde tem vários emprestados, um Zé do Boné a treinar e um grave problema… salários em atraso.
Na semana anterior o GR do Leixões foi contratado para jogar no FCP e surgiu por coincidência a 1ª convocatória da sua carreira para a Selecção.
Na semana a seguir os salários foram regularizados.
O jogo foi um passeio de 4 batatas nas redes, com o GR a chegar-se para o lado.

23ª J: Guimarães-FCP
Ao intervalo o Guimarães vencia e tinha sido a equipa mais forte.
Na 2ª parte o FCP acaba por empatar.
O Guimarães ainda tenta vencer e mesmo a acabar acontece um lance tantas vezes assinalado penalty que poderia dar o 2-1 ao Guimarães… o árbitro manda seguir, e com os jogadores ainda a protestar e incrédulos é o FCP que vai à frente e marca.
Mais 3 pontinhos.
(Aqui o campeonato foi ganho, principalmente porque depois se viu o que fizeram ao Sporting neste mesmo campo)

25ª J: Académica-FCP
Com uma 1ª parte miserável, o FCP não tinha maneira de marcar.
Perto do intervalo acontece talvez o ROUBO mais porco do campeonato, pelo artista mais bem cotado (claro… porque será ele tão cotado?)
Um penalty por defesa de Raul Meireles, simplesmente impossível de não ser assinalado, como se prova por toda e qualquer imagem.
Uns anos antes num FCP-Sporting já tinha acontecido o mesmo e com o mesmo Meireles.
No início da 2ª parte é anulado o 1-0 à Académica, porque o mesmo palhaço foi descobrir uma falta que não lembra a ninguém.
Posto isto e com um “rapaz da casa” no banco de Coimbra o FCP lá ganhou.
(Falta os Portugueses entenderem como é que um árbitro que não marcou aquele penalty impossível de não ser marcado, tão pouco não foi castigado como 3 dias depois estava na Madeira a apitar uma meia-final da Taça, curiosamente a decidir o adversário do FCP na final. E marcou lá penalties bem mais difíceis)

26ª J: FCP-Setúbal
Uma equipa que está à rasca para não descer e que se consta ter jogadores a passar fome por falta de pagamento; recebeu na 3ª feira anterior metade dos salários em atraso; e com muitos “emprestados” deslocou-se ao Porto e jogou “brilhantemente” à defesa com o seu autocarro, deixando apenas na frente 2 jogadores “emprestados” pelo FCP que muito estavam a dar que fazer aos patrões.
E por incrível que pareça o FCP simplesmente não furava de maneira nenhuma.
Acontece então o famoso minuto 58 já tão falado. O pescador que está o banco dos Sadinos (por ordens e por querer receber) tira só esses mesmos 2 jogadores “emprestados”… e pronto em 2 minutos 2 golos.
Mas como clubes amigos, a garantia estava dada… a outra metadezinha e claro a permanência na 1ª divisão, em que na jornada seguinte logo ficou demonstrada com um penalty impressionante que deu a vitória no jogo ao Setúbal contra o Paços.
Vejam o lance que é de rir.
Agora vamos ver se o Papa cumpre a palavra e não deixa o Setúbal descer; é que mesmo assim não está fácil.

Agora raciocinem com o que foi feito a favorecer o FCP e olhem para alguns jogos do Sporting e vejam como as coisas se passaram!
Tem cabimento? Só num pais muito corrupto.
Tantas e tantas judiarias ao longo da época…
Em alguns jogos, com grande sofrimento lá conseguimos vencer mesmo contra 2 equipas, mas noutros não tivemos mesmo hipótese.
Lembro aqui apenas um caso paradigmático… o dos livres marcados de forma rápida!
Sofremos este ano desaires precisamente assim; e num joguinho de sentido único que empatámos em casa 0-0 com a Académica, metemos um golo e logo nestes jogos em que “o que custa é entrar o primeiro” o apitador anulou o golo.
E deixo também uma pergunta?
Num jogo em que empatamos 0-0 na Trofa e jogamos mais do que suficiente para ganhar folgadamente, anularam-nos 2 golos.
Mas alguma vez faziam isso ao Papa?

A QUESTÃO DISCIPLINAR
Custa a entender como um monstro criado no viveiro de cacetada das Antas, como Bruno Alves atravessa um campeonato inteiro com 2 cartões amarelos.
Em Espanha já caçaram o rabo a outro macaco da raça dele, o Pepe.
Por cá, e agora não particularizando, quem vir os jogos e se por acaso até nem tiver clube, vê que o FCP joga na base da cacetada; mas curiosamente são os outros clubes que são carregados de cartões.
Os jogadores do FCP até apanham é muitos a pedido; mostrando um estudo profundo que fazem dessas situações; pois ainda hoje se tinham substituído 2 jogadores que estavam à bica com 4 cartões e criaram uma confusão para limparem cartões e claro, aproveitaram para queimar tempo.

A QUESTÃO DOS PENALTIES
Não vou agora aqui discutir se este ou aquele lance foi penalty.
O que quero dizer é que o Sporting tem este ano um Recorde digno de registo. Então não é que em Portugal uma equipa grande faz um campeonato com 2 penalties a favor e 4 contra… o dobro!
Mas alguma vez uma equipa grande teve sequer mais penalties contra do que a favor?
E depois alguém se pode acreditar que num campeonato inteiro só por 2 vezes foi cometido penalty a favor do Sporting?

OS LADOS POSITIVOS
Cada vez que o FCP ganha alguma coisa (ás vezes empates a meio de eliminatórias também servem) sinto-me orgulhoso por não ter o AZAR de ganhar de forma suja como eles ganham.
O ser humano gosta de se divertir, por isso existe a comédia e de facto cada romaria e parvoíces que sai da boca dessa gentinha feia que se vê nas televisões faz rir qualquer um; pois frases como se ouviram hoje são mesmo cómicas!
- Quem marca os golos hoje?
- É o Lucho! (Já está lesionado ao tempo e a época dele acabou)
- O que é um penalty?
- É “cúândú” “roubum” o “Puarto”
- O que é o Fora de Jogo?
- Isso “num” sei bem
- Quem mostra cartões num jogo?
- É o “sinhor” Pinto da Costa
E constantemente berrarem a mesma cantilena que é o hino deles: “Filhos da P*** SLB”
Só mesmo para rir.
Ah… e não digam que são as televisões dos Mouros carago!
Hoje já não é desculpa, ele é “PORTO CANAL”, ele é RTP N de Norte… ele é Rui Cerqueira… LOL.

CONCLUSÃO
Assim não obrigado!

Verde CDV disse...

Um jogo fraquinho, mas uma vitória merecida.
Um abraço caro Armando.